Utilidade Pública – o coletor menstrual

em

Hoje tem utilidade pública no blog. O post é longo, sincero, escrito por alguém que usa o coletor, pode parecer exposição demais mas acredito que é um assunto que precisa ser compartilhado.

Vamos falar o que é verdade: ninguém gosta de ficar menstruada. Tem dor, tem sensibilidade, tem (muito) sangue envolvido. E ai a gente liga a TV e vê uma propaganda daquela marca de absorventes com um líquido azul bizarro que eles jogam em cima do absorvente (diga-se fralda), e ai aparece uma menina toda saltitante usando a calça branca mais justa que você já viu.

Olha, eu acho que aquela modelo está usando um coletor menstrual, porque ninguém fica feliz e saltitante usando calça branca e uma fralda.

A verdade é essa: o absorvente incomoda, espalha o sangue, fica fedido, ou seja, nada agradável!

Entra o coletor menstrual [som de anjos flutuando]:

cm

 

O coletor menstrual muda completamente a relação que nós, mulheres, temos com a menstruação. Explico.

Aquela sensação de que você menstrua DEMAIS é porque o absorvente “espalha” todo o seu sangue, como uma fralda mesmo, e ai você fica com a sensação de que tudo vai vazar a qualquer momento e fica indo no banheiro constantemente para verificar.

Com o coletor, isso não acontece, pois o copo coleta o sangue sem espalhar, como diz o nome ele coleta o sangue, fica no “copinho” e não se espalha para nenhum lugar.

Aquele cheiro “característico” do sangue na verdade não é característico, é o cheiro do sangue em contato com o ar. Com o coletor, como o sangue não sai para fora do corpo, não tem cheiro nenhum! JU-RO! 🙂

Ninguém consegue ficar mais de 4 horas com o mesmo absorvente: ele estufa, fica fedido, incomoda. Já o coletor pode ser usado por até 12 horas – isso mesmo, eu disse DOZE horas, Brasil! E quando você tira, é só lavar com água e sabão neutro e colocar de novo que você está pronta pra arrasar!

Agora vamos ás dúvidas. Sei que muitas mulheres tem muitas, porque eu tinha também.

Dói pra colocar?

Não. Se você colocar certo, não tem porque doer. No início pode ser um pouco desconfortável, já que cada mulher tem uma anatomia, mas depois, você nem vai sentir que está menstruando.

Alguns tutoriais que podem ajudar:

http://www.vix.com/pt/bdm/saude/como-usar-coletor-menstrual-passo-a-passo-e-dicas-para-higienizar

http://pt.wikihow.com/Usar-um-Coletor-Menstrual

Como eu faço se eu estiver na rua e tiver que esvaziar?

Não tem problema, é só tirar, esvaziar no vaso e lavar com água corrente, sabão neutro, e colocar de novo.

Se eu tiver dificuldade pra tirar, o que eu faço?

No começo pode ser que você tenha dificuldade, então uma dica é fazer força pra fora, e ai o músculo ajuda a empurrar o coletor pra fora e fica mais fácil de puxar.

Posso cortar a haste?

Olha, eu não cortei, mas também não me incomoda, acho que depende de cada mulher. O jeito é ir testando e, com o tempo, ver o que é melhor pra você.

Posso ir no banheiro com o coletor?

PODE! 🙂 Pode fazer número 1, número 2, fazer academia, correr, dormir, entrar no mar, na piscina..pode tudo! (menos fazer sexo, obviamente…) O mais incrível de ir no banheiro com o coletor é que o papel do xixi vai sair limpinho e você não vai ter que se preocupar com nada!

Qual coletor escolher?

Hoje em dia o mercado tem várias marcas, eu comprei o meu num site que chama Guia Vegano, mas tem pra vender em outros também:

Vista-se

Beleza do Campo

Só vale dizer que ouvi falar muito bem do Inciclo, o que eu uso (Green Donnna) eu adoro, e já me disseram que o da Fleurity o silicone é um pouco mole, o que pode dificultar na hora de fazer um vácuo, mas eu acho que cada mulher se adapta com um, tem que comprar e experimentar.

Bem, acho que é isso. Digo que a minha relação com a menstruação mudou muito depois que comecei a usar o coletor. Antes, o que era incômodo, “sujo” [no sentido que sentia que sempre tinha que tomar banho quando eu trocava meu absorvente, porque espalhava tudo], trabalhoso, se tornou algo leve e confortável! É realmente uma sensação incrível. Não tem como descrever, só experimentando na pele.

Se alguém tiver alguma outra dúvida me coloco à disposição para responder, mas reforço: tem que usar, tem que divulgar, nosso corpo merece!!

 

 

 

6 comentários Adicione o seu

  1. Mariana Toledo disse:

    Muito legal seu relato!! Realmente dá um medinho mudar mas sempre ouvi falarem muito bem. Comprei e vou experimentar este mês, depois te conto!

    Curtir

    1. Ligia Romão disse:

      Sim Mari, você vai ver, é incrível!! depois me conta! 🙂

      Curtir

  2. Karen Nimtz disse:

    Muito legal, Ligia. Eu uso há algum tempo e acho que vale acrescentar alguns pontos que facilitam muito principalmente para as usuárias de primeira viagem :
    – Está difícil tirar? Tente sentada, no vaso mesmo, fazendo força.
    – Difícil colocar? Experimente passar lubrificante (tipo KY) na borda dele.
    -Difícil puxar? Se estiver escorregando, segure o pino com um pedacinho de papel higiênico.
    – Nas primeiras vezes, tome cuidado com as unhas. Na segunda já acostumou.

    Essa foi algumas dificuldades iniciais que tive e tentei manter em mente pra qd fosse indicar. 🙂

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ligia Romão disse:

      Valeu Karen! 🙂

      Curtir

  3. Melhores descrições ever! Hahaha
    Ler esse post só mw deixou ainda mais ansiosa para testar o meu…
    E então serei a moça saltitante da calça branca, hahahah
    Essa questão do cheiro me surpreendeu, porque eu achava que era cheiro do sangue mesmo dentro ou fora do corpo… Passada estou!

    Curtir

    1. Ligia Romão disse:

      ahahah obrigada! 🙂 siim menina, esse negocio do cheiro é impressionante!! você vai ver!

      Curtir

Deixe um comentário