Vivendo em sociedade: direitos e deveres

em

1 – Meia-noite e meu vizinho de cima estava ouvindo música em uma altura ensurdecedora. Liguei pra portaria pra reclamar, o porteiro ligou pra ele, e adivinham só: ele aumentou o som.

2 – Meu vizinho de baixo adora tocar violão até tarde e não tem noção de que os outros querem dormir, mais um dia meia-noite, ligar pro porteiro não deu em nada, comecei a pular na minha sala, literalmente pular, pra fazer barulho no teto dele, e depois de 15 minutos ele parou.

3 – O vizinho de cima da minha mãe toca bateria (sério, ter bateria em apartamento sem isolamento acústico deveria ser PROIBIDO) e canta (canta não, URRA) com a janela do banheiro escancarada como se morasse em um sítio sem nenhuma civilização por perto. Quanto mais minha mãe liga pra reclamar, mais ele canta. Ter os pais que ele tem e ter duas suculentas dá na mesma.

Esses são só três pequenos exemplos, e não são de hoje, aconteceram antes da quarentena e continuam acontecendo.

Pra mim, a questão está assustadoramente clara: as pessoas querem todos os DIREITOS de morar em sociedade, mas nenhum DEVER. O princípio de morar em sociedade implica que não podemos só nos importar com nós mesmos, temos que nos importar com os outros. Não pode querer só as coisas boas de morar com outras pessoas, a comodidade de tudo, mas não fazer absolutamente nada pra ter uma convivência minimamente adequada com os outros.

Só porque estão nas suas casas não lhes dão o direito de fazer barulho a qualquer hora, como bem entenderem. Eu também estou na minha casa e mereço silêncio.

Eles precisam lembrar que quem mora em prédio tem vizinhos em cima, embaixo, do lado, do outro lado. Não é só porque não deu 22hrs que pode fazer todo o barulho que quiser. Como não pensam nos outros?

Isso vale pro prédio, como também estamos vendo valer pra máscaras. Vale pra tudo em sociedade. TEMOS que pensar nos outros. Senão, vai morar isolado no meio da mata.

As pessoas não estão se importando com ninguém! A quarentena escancarou isso de maneira assustadora, e agora fazemos como? O que podemos fazer?

Termino esse post de um jeito bem pessimista, falando que essas pessoas egoístas e só vão parar quando tiverem alguém pior do que elas pra fazer barulho. O que vocês acham? O que podemos fazer? Como fazer essas pessoas entenderem que precisam se importar com as outras pessoas?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s