Sou vegana há 8, quase 9, anos, e nunca “catequizei” ninguém nem forcei ninguém a ser vegano, e a maior prova é meu namorado, que é vegetariano há 2 anos (namoramos faz quase 10).
Não vou mentir, realmente enche o saco quando as pessoas querem ser nutricionistas e falam de proteínas sendo que a maioria nem sabe o que é proteína, e não sabem, por exemplo, que uma xícara de ervilha contém a mesma quantidade de proteínas que uma xícara de leite. E que brócolis contém quase o dobro de proteínas da carne.
Conheço muitas pessoas que não são vegetarianas, comem carne em todas as refeições, mas são anêmicas. Eu era, inclusive, quando comia carne.
Mas a questão nem é se você come carne ou não. Sei que nem todos são vegetarianos nem veganos e eu não tenho o poder de mudar isso, a pessoa só muda se ela quer, mas se as pessoas me perguntam, sempre vou tentar instruí-las para que elas tenham as informações corretas, mesmo se a razão de eu ter virado vegana não tem a ver com saúde, é 100% por causa dos animais.
Mas não vou dizer que o veganismo não trouxe benefícios para a minha saúde, trouxe sim. O importante, em qualquer caso, é ter uma alimentação balanceada, e não achar que somente um alimento específico vai suprir sua necessidade nutricional.
Se for pra perguntar”Mas e as proteínas”? toda vez que um vegano fala sobre sua escolha de vidas, nem vale a pena perguntar né? 🙂
Sim, esse texto foi um pequeno desabafo, mas espero que ajude tanto veganos e não-veganos nessa busca pelo conhecimento e compreensão do outro.