Trocaderia – “Sustentabilidade, consumo consciente e moda colaborativa”

Hoje tem mais post de consumo consciente! Vou falar do Trocaderia. O que é isso? É uma iniciativa criada pelas amigas Isabela Mantovani e Nathália Capistrano que promove a troca de objetos entre pessoas.

Isabela Mantovani é formada em Moda e tem MBA em Gestão de Negócios, hoje trabalha com redação publicitaria e RP, ama rockabilly e costurar. Nathália Capistrano é publicitária por formação e Copywriter na ArtPlan, além de ter projetos com música e muitas muitas ideias mesmo!

trocaderia

Mais recentemente, essa preocupação com consumo consciente têm aumentado muito, então fiz uma entrevista por email com as meninas para entender um pouco mais do que elas fazem e o que elas pensam sobre consumo sustentável.

Confira abaixo!

1. Como começou o Trocaderia?
O Trocaderia começou de uma iniciativa despretensiosa entre amigas de trocar roupas e acessórios parados em casa. No momento (jul/2014) eu, Isabela, estava em uma transição completa de estilo, e a Nath também foi iludida em algumas compras online que chegaram de outro jeito, além de ter roupas pouco usadas que ela já tinha enjoado de olhar, nisso, fizemos um evento como uma tarde entre amigas para trocar as roupas e ter um encontro divertido.
Postamos algumas fotos, e várias outras amigas se interessaram e propagaram nossa ideia, até que uma produtora do Mais Você (Globo) nos procurou para fazer uma matéria sobre consumo sustentável, desde então, nunca mais paramos de fazer nossos eventos e unir cada vez mais pessoas!
 
2. Como vocês vêem esse aumento recente da preocupação com um consumo mais sustentável? Acham que vai durar ou é só uma “modinha”?
Achamos que a preocupação com o consumo consciente vem de uma série de fatores, além da crise forte que o país está enfrentando, em muitos outros países em que a produção industrial foi anterior, ou é maior, que o Brasil, já percebíamos esse movimento contrário ao consumo frenético. O mundo já está sofrendo com muitas consequências ambientais no impacto de um avanço de produção maior que a demanda de consumo, e muitas pessoas começaram a repensar o que comprava, como consumiam e principalmente o porque.
É claro que numa crise econômica, as pessoas passam a pensar melhor no que gastar o seu dinheiro, mas em consequência positiva, tivemos também a reflexão sobre resíduos, sobre acúmulos desnecessários e tudo o que isso traz para a vida de uma pessoa ao longo dos anos.
Em 3 anos e meio de projeto, sentimos que o interesse por esse novo direcionamento só cresce, isso é muito positivo! Gostamos muito de ter um impacto significativo por onde passamos e com quem conhecemos.
3. Vocês costumam comprar em brechó?
Sim! Adoramos! Eu, por ter um estilo vintage amo há anos, sou formada em moda, então a paixão é latente há tempos. A Nath também é super ligada em estilo, por ser publicitária, então às vezes vamos juntas e passamos umas horinhas nas descobertas antigas.
Querendo ou não, a cultura de consumo consciente já existia há tempos no nosso dia a dia, com o Trocaderia, só descobrimos e fizemos um novo jeito disso acontecer.
4. Se pudessem deixar uma mensagem de consumo consciente para as próximas gerações, qual seria?
Tudo o que você produz nessa Terra dificilmente se desfaz rapidamente, pense nisso como uma consequência de ato tal como em sua vida, todo excesso uma hora vira um preço a ser pago.
Você não precisa de 5 camisetas iguais com cores diferentes se você gostou só de uma. As pessoas suprem muitas vezes um desiquilíbrio emocional com consumo. Seja de roupas, alimentos, bens de consumo, o excesso não é saudável. O planeta não suporta tudo para sempre.

 

E ai? Se interessou? Entra no site delas que tem mais explicações e datas dos próximos eventos!

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Mariana Toledo disse:

    Que demais!! Adorei a dica

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ligia Romão disse:

      legal né!? já tô esperando o próximo evento!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s