Violência no Brasil – a morte e o veganismo

Ontem comecei meu dia assistindo o vídeo abaixo, compartilhado por um amigo. O vídeo é quase um curta, falando sobre como a violência e como no Brasil os números superam guerras como da Síria e Iraque.

Os números são assustadores. É realmente muito chocante e triste, mas, o tempo todo em que assistia o vídeo, não pude deixar de pensar em uma coisa: se o homem mata os animais de maneira tão cotidiana e banal, o que o impede de matar outro ser humano?

A resposta é: nada. Nada o impede de matar de maneira cruel outra pessoa se isso já está incorporado no dia-a-dia dele. Note que eu não estou falando especificamente da pessoa que mata o boi, mas se matar outro animal para comer é corriqueiro, o próximo passo é matar outro ser humano. Se essa violência animal já está estabelecida e enraizada socialmente, o próximo passo é a violência humana.

Sei que isso é bem polêmico e poderia ficar horas escrevendo aqui, mas essa é apenas uma reflexão inicial. Nada justifica a morte de um ser humano, e eu acredito também que nada justifica a morte de um animal. E realmente acredito que, para diminuir a violência no mundo, temos que olhar para nosso próprio prato.

1 comentário Adicione o seu

  1. Mariana Toledo disse:

    Muito bom, Li!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s